A Saga de fazer uma live

A principio parece simples, um celular, um computador, um canal a escolha (Facebook, Instagram, Youtube e etc), mas aí começam os problemas, trava, congela, tem atraso enorme e aí por diante e dependendo da situação, o que era pra ser bacana, acaba em stress absoluto.

No que devo prestar atenção?

  • Computador com placa de captura de vídeo 

Um dos equipamentos para transmissão ao vivo menos comentados é justamente o computador com placa de captura de vídeo.  Será justamente ele o responsável por receber o sinal bruto de uma câmera e convertê-lo para sinal digital, chamado de h.264. Esse é o sinal padrão global para vídeos digitais.

Caso a sua live não seja realizada diretamente pelo smartphone, é essencial contar com um computador ou notebook com uma placa de vídeo instalada.

  • Encoder

O encoder é um software que decodifica o sinal enviado pelos equipamentos de gravação e os deixa prontos para a transmissão online. 

Quando a câmera captura sons e imagens, ela os transforma em sinais digitais brutos. Acontece que esses dados não podem ser transmitidos via internet nesse estado. E é aí que entra o encoder. Ele transforma esses sinais em dados compatíveis para serem transmitidos pela rede.

Existem diversos programas de codificação de vídeo, entre gratuitos e pagos. Pesquise e escolha um de melhor adaptação para seu uso.

  • Conexão de internet

Como vamos fazer uma transmissão ao vivo pela internet, é essencial cuidar para que a conexão de rede seja estável e tenha velocidade suficiente. Afinal, não adianta ter os melhores equipamentos para live se a rede não for rápida o bastante ou cair toda hora. 

Portanto, evite conectar o seu computador ou notebook na rede Wi-Fi e prefira um cabo de rede. Dessa maneira você garante uma conexão mais estável, segura e veloz. 

Transmissões feitas diretamente com celular, assegure-se que seu plano de internet seja ilimitado e com boa taxa de transmissão.

Upload e download para transmitir ao vivo online

É necessário entendermos que, basicamente, existem dois tipos de banda de internet. 

  • Download, que é aquela velocidade que você escolhe quando contrata um plano para sua casa/empresa; 
  • Upload, que transporta os dados do seu computador para os outros – é esta que importa na hora de fazer a transmissão ao vivo. O ideal é que estejam disponíveis pelo menos 10 Mpbs de upload para transmissões simples. Já transmissões em HD precisam de, pelo menos, 30 Mpbs de conexão estável.

Dicas e detalhes para transmitir ao vivo online:
Um detalhe importante é que o link de internet utilizado para uma transmissão ao vivo tem que estar, preferencialmente, conectado via cabo de rede (aquele azul ou amarelo que tem as pontas transparentes) ao computador. Mas por que não fazer pelo Wi-Fi? Porque o Wi-Fi tem taxas menores de transferência de dados e é mais instável e propício a interferências de aparelhos eletrônicos e obstáculos, como paredes de concreto